Sebrae lançará programa para qualificar micro e pequenas empresas

Brasília – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançará no próximo mês um projeto com o objetivo de capacitar empresários que querem exportar e de torná-los competitivos com empresas que exportam para o Brasil.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, explicou as principais diretrizes do que será o Programa de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas. ?A questão vai além de só exportar. Queremos fazer também com que os produtos brasileiros tenham padrão internacional para garantir o mercado interno?, disse.

O estímulo às associações entre os micro e pequenos empresários também fará parte do programa, com um enfoque especial nas regiões de fronteira com o Brasil. ?A intenção é aumentar a relação de parceria entre empresários brasileiros e os de outros países, procurando criar sinergias entre produtos e mercados, com padrões comuns?, ressaltou Okamotto.

Nesta segunda-feira (10), o Sebrae divulgou estudo encomendado à Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), que apontou um crescimento do valor médio exportado pelas micro e pequenas empresas nos últimos anos. Em 2006, quando comparado com 2005, o aumento do valor exportado entre as microempresas foi de 5,8% e de 11,3% entre as pequenas, em uma tendência de alta observada desde 2002. Entretanto, o número de empreendedores que mantiveram negócios com o mercado externo está em queda.

Voltar ao topo