Se condições exigirem, haverá mais medidas, afirma Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse nesta sexta-feira (14) que as autoridades estão prontas para tomar medidas adicionais, se necessário, para acalmar os mercados financeiros. Embora tenha apontado “tentativas de melhoras no funcionamento do mercado de crédito”, ele também alertou que os mercados permanecem sob tensão severa.

Em discurso em conferência do Banco Central Europeu (BCE), Bernanke disse que a persistente volatilidade dos mercados e indicadores recentes de performance econômica confirmam que os desafios continuam. “Por essa razão, os formuladores de política permanecerão em contato próximo, monitorando os desdobramentos de perto, e estão prontos para tomar medidas adicionais se as condições exigirem”, afirmou.

No mês passado, bancos centrais ao redor do mundo, incluindo o Fed, o BCE e o Banco da Inglaterra (BoE), reduziram as taxas de juro em 0,5 ponto porcentual cada, em ação conjunta. Em seu discurso de hoje, Bernanke considerou a ação coordenada “um forte sinal ao público e aos mercados de nossa determinação de agir em conjunto para responder aos desafios econômicos globais”. Bernanke disse ainda que o aperto de crédito é a principal causa da desaceleração econômica que acontece neste momento em muitos países. As informações são da Dow Jones.