Scania fecha primeiro acordo salarial no ABC

São Paulo  – Saiu o primeiro acordo salarial para metalúrgicos do ABC paulista que garante aumento real de salários. A Scania ofereceu a seus trabalhadores 2% de aumento, aplicados sobre os salários reajustados pela inflação integral, de 15,7%. Com isso, a partir de novembro os salários vão aumentar 18,01% e, além disso, a montadora pagará um abono de R$ 600 no dia 14. Os metalúrgicos também não terão descontadas as horas não-trabalhadas durante a greve. A proposta foi aceita pelos 2.062 funcionários da montadora, que suspenderam a greve iniciada na quarta-feira.

Agora, ela será transformada em referência para todas as montadoras, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo. O Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea) instaurou dissídio coletivo de greve no TRT em nome da Volkswagen, General Motors e Daimler-Chysler. Não houve, segundo Feijóo, qualquer disposição das empresas para negociar e o TRT marcou julgamento da greve e do dissídio para a próxima terça-feira, às 17h.

A greve é agora total na Volkswagen de São Bernardo do Campo. Na Mercedes Benz, a paralisação é parcial. Na Ford, os trabalhadores decidiram na tarde desta quinta-feira retornar ao trabalho.

Voltar ao topo