O SBT e a Record devem oficializar ainda esta semana o retorno à Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que desde 2003 só representa a Globo entre as cinco cabeças-de-rede. Para a volta das duas emissoras, porém, a Globo teve que fazer concessões, entre elas permitir mudança nos estatutos da associação – inclusive a escolha de Daniel Pimentel Slaviero, diretor de Mídia Eletrônica do Grupo Paulo Pimentel (GPP), para a presidência da entidade.
O SBT e a Record receberão, cada um, uma vaga no conselho superior, equilibrando a representatividade das três no órgão que toma decisões estratégicas. Hoje, Globo e afiliadas têm cinco vagas no conselho, contra duas de afiliadas do SBT, uma de afiliada da Record e uma da Rede Vida.
A campanha pela adoção do sistema de TV digital japonês foi o que reaproximou as três redes. Juntas, elas têm como prioridade convencer o governo a abrir linha de financiamento do BNDES para a importação de equipamentos digitais – o que não é permitido -e a isenção de impostos. As três redes também devem negociar os direitos de transmissão da Copa de 2010 e vão trabalhar no combate a projetos de leis que interferem na TV, principalmente os restritivos de publicidade.


