Sarkozy: França e Itália estão prontas para ajudar Grécia

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a França e a Itália estão prontas para oferecer ajuda financeira à Grécia, uma vez que autoridades da União Europeia estão finalizando os detalhes de um potencial pacote de ajuda ao país. “Nós estamos prontos para adotar uma ação para ajudar a Grécia a qualquer hora”, declarou Sarkozy, após uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

A promessa ocorre em meio aos temores de que a Grécia não pague a dívida e à incerteza sobre com qual velocidade a ajuda da UE poderá ser organizada. Mais cedo, a agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR) de longo prazo da Grécia em moeda estrangeira e local para BBB-, de BBB+. A perspectiva para os ratings é negativa.

Os formuladores de políticas públicas da União Europeia, reunidos ontem em Bruxelas, ainda estão finalizando os termos de uma ajuda financeira para a Grécia, afirmou um alto funcionário da UE. Segundo ele, o objetivo é chegar a um acordo na próxima semana, quando os ministros de Finanças e representantes de bancos centrais da União Europeia se reunirão em Madri. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo