Salão do Estudante abre oportunidades de intercâmbio

Curitiba recebe neste final de semana mais uma edição do Salão do Estudante, um evento voltado para aqueles que têm interesse em realizar um intercâmbio estudantil.

De cursos de high school (o equivalente ao nosso ensino médio) até pós-doutorados, o salão será uma boa oportunidade para que os interessados procurem mais informações acerca deste assunto. Estarão presentes mais de 100 instituições de todas as partes do mundo.

De acordo com uma das organizadoras da exposição, Luhana Madeira, o salão serve como uma espécie de “pontapé inicial” para que o estudante levante informações para estudar fora do país.

“O Salão do Estudante existe há 17 anos. Ele surgiu da necessidade que as pessoas tinham em buscar contatos para intercâmbio, bem como as instituições em mostrar os seus cursos. Ele é realizado em seis capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis”, informa.

Madeira afirma que o interesse em fazer intercâmbio vem crescendo a cada ano e ela acredita que o evento deste ano deve superar o número de pessoas que visitaram a exposição.

“Com a facilidade em viajar para o exterior, como, por exemplo, a queda do dólar, é cada vez maior o número de interessados em estudar no exterior, seja por quatro semanas ou por um ano. Além disso, com o mundo cada vez mais globalizado, é comum que as pessoas busquem se qualificar cada vez mais”, opina.

Os destinos para fazer intercâmbio são os mais variados, conforme explica Madeira. De países mais tradicionais até alguns menos badalados, há cursos para todos os gostos e bolsos.

“Um país que vem crescendo bastante na procura é o Canadá, pois apresenta um preço acessível e facilidade para se tirar visto. Mas claro, existem lugares mais tradicionais como Estados Unidos, Irlanda, Espanha, Itália, e alguns um pouco mais exóticos, como Japão, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul”, explica.

O Salão do Estudante será no dia 14 de março, neste domingo, no Estação Embratel Convention Center, na Avenida Sete de Setembro, 2775, das 13h às 19h. O convite pode ser obtido gratuitamente no site http://www.salaodoestudante.com.br/. Quem não tiver convite na hora, o custo da entrada é de R$ 10.