Em 2017

Saiba quais são os municípios da RMC que estão na lista das cidades que mais geraram empregos

O Paraná tem dez cidades entre as que mais geraram empregos formais no País, no primeiro quadrimestre deste ano – e três delas estão na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nos dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostra que Curitiba, São José dos Pinhais e Rio Negro integram a lista, além de Maringá, Cascavel, Pato Branco, Capanema, Palotina, Medianeira e Telêmaco Borba.

De acordo com o levantamento, o Paraná encerrou os primeiros quatro meses do ano com um saldo (diferença entre admissões e demissões) de 23.159 vagas. “A indústria, os serviços e a construção civil geraram a maior parte das novas vagas nesses dez municípios. Mas a melhora em criação de empregos é abrangente no Estado. Dos 399 municípios, 65% tiveram saldos positivos no período”, informa o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior.

Maior saldo está no interior

Maringá, no Noroeste do Estado, foi a cidade com maior saldo de vagas no primeiro quadrimestre, com 1.348 vagas, geradas, principalmente, pela agroindústria e pela indústria metalmecânica. A cidade ficou na 23ª posição entre os 100 municípios que mais criaram vagas com carteira assinada no País.

Resultados na RMC

A retomada da indústria de material de transporte, puxada pelas montadoras de veículos, foi a responsável por colocar São José dos Pinhais, na RMC, no posto de terceira maior geradora de vagas no Estado, com 1.166 novas colocações.

Já em Curitiba, o saldo ficou em 1.039 vagas e o bom resultado, neste caso, se deve principalmente ao setor de serviços, em especial hotéis e restaurantes.

Por sua vez, a indústria gerou a maior parte do saldo de 859 vagas abertas no município de Rio de Negro, também na RMC.

Com o bom resultado no emprego, a Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais gerou vagas no primeiro quadrimestre no País, com saldo de 2.972 vagas, à frente de Porto Alegre, com resultado positivo de 695.