Sadia e Perdigão vão trabalhar em conjunto

Brasília (AG) – A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) recomendou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovação, com restrições, da operação que cria a empresa BRF Trading S.A., com capital dividido entre a Sadia e a Perdigão. Trata-se de uma joint-venture (parceria) voltada para a exportação de carne suína, frango, produtos industrializados de carnes e alimentos prontos e semi-prontos das duas empresas. A Sadia e a Perdigão continuarão concorrentes no mercado brasileiro.

Em seu parecer, a Seae alega que ambas têm grande participação no mercado nacional e, por isso, precisam operar a BRF Trading sem trocar informações estratégicas que possam influenciar seus negócios no Brasil.

A secretaria recomendou ao Cade a aprovação da operação com a condição de que o executivo que responde pela área comercial da BRF não tenha qualquer ligação com a Sadia ou a Perdigão e seja recrutado no mercado.

A secretaria também recomenda que cada empresa seja responsável pela fixação dos preços dos próprios produtos comercializados pela BRF, que representantes da Sadia e da Perdigão não troquem informações em termos de concorrência sobre seus negócios e que uma eventual fusão entre elas seja submetida ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. O parecer da Seae não tem caráter decisório, mas servirá de subsídio para que o Cade julgue o processo.

Voltar ao topo