Sabesp entregará hoje parecer sobre revisão tarifária

A Sabesp entregará nesta terça-feira para a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) seu parecer sobre o processo que discute a revisão no modelo de reajuste das tarifas da concessionária. Segundo informou a Sabesp por meio de sua assessoria de imprensa, a entrega do documento ocorrerá nesta tarde, após a segunda audiência pública sobre o caso.

O processo tem o objetivo de equilibrar os reajustes tarifários da Sabesp, tornando-os proporcionais ao tamanho da rede da concessionária e aos seus investimentos para ampliar a cobertura. Na prática, ele irá substituir o atual modelo – que realiza o reajuste baseado apenas na inflação anual – por um novo cálculo que irá considerar o seguinte conjunto de informações: inflação anual; fator de eficiência (o chamado “fator X”, que irá transferir parte dos ganhos de produtividade da Sabesp para os usuários por meio de tarifas mais baixas); e um fator de ajuste para as variações na qualidade dos serviços prestados.

No entanto, a revisão deveria ter sido concluída no ano passado, mas foi prorrogada várias vezes devido à sua complexidade técnica. Esse é o primeiro processo de revisão tarifária no setor de saneamento no Brasil.

Até aqui, a Arsesp fez uma proposta preliminar de aumento linear de 1,94% nas tarifas da Sabesp, mas a concessionária considera esse valor insuficiente para levar adiante o plano de investimentos de R$ 7,9 bilhões até 2015 para expansão da rede de água e esgoto no Estado. O valor também ficou abaixo da expectativa de analistas e investidores, que contavam com um aumento próximo de 10%. Essa expectativa do mercado foi o principal fator de alta das ações da Sabesp nos últimos meses, acumulando ganhos em torno de 70% em um ano.

Diante do cenário de indefinição sobre o valor das tarifas, a Arsesp prorrogou o período de consulta pública, que se encerra hoje. Pelo novo cronograma, a publicação dos resultados das audiências e a definição da tarifa ocorrerão no dia 8 de fevereiro.

Neste ano, a Sabesp passará por dois reajustes. Segundo a Arsesp, o primeiro deles ocorrerá ainda no primeiro trimestre, após encerrada a consulta pública que definirá qual a tarifa preliminar. O segundo ocorrerá a partir de setembro, quando serão adotadas as novas bases tarifárias, após a finalização de todo o processo de revisão. Já em 2014, a previsão é que os ajustes voltem a acontecer apenas uma vez por ano, como aconteceu nos últimos anos, sempre nos meses de setembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna