Rússia reduz restrição

O Ministério da Agricultura da Rússia anunciou ontem que irá suspender parcialmente o embargo às importações de carne de vaca e de porco do Brasil a partir da próxima quarta-feira, segundo a agência russa de notícias Interfax. De acordo com a agência, as importações de carne brasileira serão liberadas para exportadores que tiverem sua produção vistoriada por inspetores veterinários russos. A carne brasileira também não será vendida diretamente ao consumidor, mas como matéria-prima à indústrias russas de alimentos.

?A limitação temporária imposta às importações de carne bovina e suína do Brasil, excluindo (a produção de) diversos estados, para a Federação Russa será cancelada a partir do dia 20 de abril?, diz o ministério em um comunicado.

O veto russo à carne brasileira havia sido anunciado em setembro do ano passado, após a descoberta de um foco de aftosa no Amazonas. Em novembro, a Rússia liberou a entrada da carne vinda de Santa Catarina – o principal Estado brasileiro fornecedor para o País.

Voltar ao topo