Rússia assina acordo e acaba embargo à carne

O governo brasileiro assinou ontem, um acordo com a Rússia para suspender o embargo à carne exportada pelo País, segundo informou o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura). No acordo, entretanto, o Brasil aceitou a exigência russa de manter a suspensão das exportações de carne do Estado do Mato Grosso, vizinho ao Estado do Pará, onde foi encontrado foco de febre aftosa.

Rodrigues disse não ser possível ainda estimar os prejuízos dos exportadores em razão do atraso no embarque da carne para a Rússia. Segundo ele, a carga retida durante o embargo será exportada. Os prejuízos, ainda não contabilizados, seriam relativos ao pagamento de navios e o custo dos frigoríficos para armazenamento da carne que ficou retida.

Pelos cálculos da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o Brasil deixou de embarcar 8.450 toneladas de carne bovina para a Rússia desde o começo do embargo.

O Brasil é signatário de um acordo sanitário com a Rússia, pelo qual se compromete a manter em observação por até 12 meses o Estado vizinho àquele no qual tenha sido encontrado foco de febre aftosa.

O Estado do Mato Grosso responde por 4,9% da carne exportada para a Rússia. Rodrigues afirmou que o governo vai trabalhar para liberar as exportações do Estado para aquele país em um prazo inferior ao previsto no acordo sanitário, comprovando principalmente a vacinação do rebanho do Estado.

Lição

O ministro admitiu que pode ter havido falha na comunicação sobre o foco de aftosa no Pará. Segundo ele, a obrigação de informar a OIE (Organização Internacional de Epizootias) sobre o registro da aftosa no Pará foi cumprida no prazo previsto de até 24 horas.

Rodrigues, no entanto, disse que o governo poderia ter informado também aos países parceiros simultaneamente, ao invés de aguardar a comunicação da OIE. Ele explicou que alguns países acabaram recebendo a informação sobre o foco da doença no Brasil por meio da imprensa, antes mesmo da tradução do comunicado da OIE.

O episódio, disse Rodrigues, servirá como lição para que o Brasil, no futuro, comunique também também seus parceiros comerciais, além de comunicar à OIE.

Argentina

Rodrigues disse esperar para qualquer momento a solução do problema do embargo da Argentina à carne brasileira. Ele afirmou ter tratado pessoalmente do assunto no final da semana passada, mas ainda aguarda uma posição oficial do governo argentino.

Trigo

A Rússia anunciou há duas semanas o embargo à compra da carne brasileira. Para resolver a questão, o Brasil enviou no sábado uma missão técnica para aquele país. Em troca da suspensão do embargo, o Brasil poderia oferecer a possibilidade de importar trigo russo.

Rodrigues sinalizou, entretanto, que esse acordo, caso seja fechado, só valeria a partir de 2005.

Voltar ao topo