Loures: prioridade à pequena e média indústria.

O fundador e presidente da Nutrimental Indústria e Comércio de Alimentos, com sede em São José dos Pinhais, empresário Rodrigo da Rocha Loures, quer deixar de administrar seu próprio negócio para se dedicar à criação de empregos e ao desenvolvimento sustentável do Paraná. Candidato à presidência do Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná -, pela chapa “Renovação”, Loures conta que tem um projeto audacioso frente à federação, priorizando sobretudo as pequenas e médias empresas. O presidente atual, José Carlos de Carvalho, está frente ao sistema há oito anos – duas gestões.

“A gestão atual tem como prioridade grandes, megaprojetos, concentrados especialmente na Região Metropolitana de Curitiba. Nossa intenção, ao contrário, é ouvir as pequenas e médias empresas”, revela Loures. Segundo ele, existe uma falsa idéia de que são as grandes indústrias as que mais colaboram para a receita da Fiep – cerca de R$ 150 milhões por ano -, o que não é verdade.

“É uma falácia dizer que elas (megaindústrias) trouxeram capital para o Paraná. Elas disputam linhas de crédito e acabam meio que sufocando, monopolizando os recursos”, aponta. Um exemplo, segundo ele, é que 100% dos recursos do PAT – Programa de Atendimento ao Trabalhador – são destinados às grandes indústrias. “Elas têm recursos próprios para treinamento, mas usam dinheiro do programa.”

Outra prioridade do empresário é incentivar a transparência financeira do sistema, com auditorias independentes. Também é favorável à democratização do acesso a informações, com a criação de disponibilização de indicadores econômicos, geográficos, entre outros.

Loures conta que a chapa já conta com o apoio de 25 dos 90 sindicatos que formam o Sistema Fiep. As eleições acontecem no final de setembro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade