Porto Alegre – O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, será o negociador da reforma tributária entre os governadores. O convite foi feito ontem pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que ressaltou “o profundo conhecimento” de Rigotto sobre o assunto. O governador foi o relator do projeto de emenda constitucional da reforma tributária enquanto ocupava o cargo de deputado. Rigotto lembrou a disposição política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em promover a reforma. “Estávamos, no passado, no processo avançado de discussão da reforma tributária, mas não houve decisão política para a aprovação do projeto”, disse o governador.

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, reafirmou ontem a importância e urgência da reforma tributária, que deve ser discutida “paralelamente?? às mudanças na Previdência. “O presidente Lula quer que as duas reformas sejam preparadas já??, disse o ministro a jornalistas, antes de participar de evento da Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre. Palocci afirmou também que estava na capital gaúcha para apresentar um convite especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o governador Germano Rigotto (PMDB) participe ativamente do processo das reformas, em especial da tributária. O governador gaúcho foi relator no Congresso de um projeto de reforma tributária do governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Palocci, o governo e o Congresso vão buscar um entendimento sobre o calendário, mas a intenção do Executivo é ver as reformas da Previdência e tributária aprovadas este ano. Comentando mais especificamente a reforma tributária, o ministro afirmou que o governo pretende ter uma ampla discussão sobre as mudanças a serem feitas, mesma posição defendida por Lula sobre a reforma da Previdência.

Tucanos

Os sete governadores do PSDB encaminharão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta conjunta sugerindo mudanças no modelo tributário brasileiro. As reivindicações do partido para a discussão da reforma no Congresso serão detalhadas no dia 10, em São Paulo, com as presenças dos sete tucanos, segundo informou ontem o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

A proposta do PSDB será entregue a Lula no encontro com os 27 governadores a ser realizado também em fevereiro. A idéia de debater conjuntamente as alterações no sistema tributário partiu dos governadores de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que lançaram no início da semana uma frente tucana em defesa da reforma.

Assim como seus colegas de partido, Cássio Cunha Lima é partidário do movimento pela discussão da reforma tributária ainda este ano.

continua após a publicidade

continua após a publicidade