A transferência de créditos da Nota Fiscal Paulista para a conta bancária não está mais disponível ao contribuinte desde as 13h desta segunda-feira, 5. A operação ficará bloqueada enquanto o governo do Estado repassa os créditos destinados a entidades assistenciais e atualiza informações referentes ao primeiro semestre. Em nota, a Secretaria da Fazenda informou que o serviço será retomado às 13h do dia 13 de outubro.

continua após a publicidade

Durante a interrupção do resgate, o usuário poderá acumular créditos normalmente. A transferência dos valores para o abatimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 também não será afetada, segundo o governo, e poderá ser feita até 31 de outubro.

O programa já sofreu outras restrições esse ano. Em julho, a Secretaria da Fazenda reduziu o montante de recursos devolvidos aos consumidores. A parcela do ICMS reservada à restituição de créditos, que antes era de 30%, passou a ser de até 20%. O calendário também sofreu ajustes: a liberação dos recursos foi adiada em seis meses. As alterações, segundo o governo, tinham como objetivo amenizar parte das perdas na arrecadação provocadas pela crise econômica.

A liberação dos créditos, semestral, também foi adiada. A previsão é de que os bônus do primeiro semestre sejam restituídos ao consumidor não mais agora no mês de outubro, mas em abril do ano que vem.

continua após a publicidade

Ao se cadastrar no Nota Fiscal Paulista, o consumidor deve cobrar dos estabelecimentos a emissão de notas fiscais e marcá-las com seu CPF. A transferência pode ser feita dentro de um período de cinco anos, para conta corrente, poupança ou em desconto no IPVA. Todo o processo é feito pela internet.

A Nota Paulista foi criada pelo governo estadual em 2007, com o objetivo de reduzir a sonegação de impostos. Até esse ano, o consumidor vinha recebendo de volta, semestralmente, uma restituição de parte do imposto embutido nos produtos.

continua após a publicidade

(Com informações de Anna Carolina Papp e Hugo Passarelli)