Reservatórios do Paraná com níveis normais

Enquanto o nível de água nos reservatórios de diversas hidrelétricas brasileiras está abaixo da normalidade, no Sul do Brasil a situação é considerada normal. No Paraná, os reservatórios estão com 70% da sua capacidade, o que, por enquanto, não representa nenhuma ameaça de desabastecimento. Diante disso, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) não alterou sua rotina de campanhas a favor do uso racional de energia.

De acordo com a gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel Ana Rita Xavier Haj Mussi, no Sul do Brasil o índice de pluviosidade está maior que em outras regiões brasileiras, o que de certa forma, traz uma tranqüilidade para os três estados. No entanto, ela destacou que a tendência é que as chuvas se intensifiquem nas demais regiões brasileiras. ?Nós estamos no início do período chuvoso, e ainda será possível recuperar os níveis dos reservatórios que estão mais baixos?, comentou.

Nas três usinas hidrelétricas da Copel no Rio Iguaçu – Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo), Governador José Richa (Salto Caxias) e Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) – os reservatórios estão, em média, com 70% do nível de água. Ana Rita confirmou que a Copel está gerando por dia 4 mil e 500 megawatts de energia, o que está dentro da demanda solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 A gerente da Copel confirmou que independente da condição do Estado, a decisão de racionamento de energia não irá partir da empresa, já que o sistema elétrico funciona de forma integrada no Brasil. ?A Copel gera, distribui e cumpre as regras do setor. Se houver uma decisão nesse sentido partirá de órgãos como ONS ou Ministério das Minas e Energia?, comentou. Dentro do sistema interligado, as regiões que possuem excedente na produção de energia enviam essa produção de forma a compensar o sistema.

Na hidrelétrica de Itaipu o nível da água também é considerado normal – ontem estava apenas um metro abaixo do índice. Segundo a empresa, a produção também está ocorrendo dentro da rotina, sem nenhuma solicitação de aumento de geração por parte do ONS. A média na geração diária é de 10 mi megawatts. 

Voltar ao topo