Requião pede Paraná fora da MP dos transgênicos

O governador Roberto Requião (PMDB) pediu ontem ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que o governo federal declare o Paraná como uma área livre de produtos transgênicos. Foi durante a Festa do Plantio, em Campo Mourão, que marcou o início da safra de grãos deste ano. De acordo com a assessoria do governador, Requião já havia feito a mesma solicitação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última terça-feira em Brasília, quando participou da reunião sobre a reforma tributária com os demais governadores. Ontem, o ministro reagiu com prudência e disse ao governador que estudaria o assunto.

Requião pretende que o governo federal baixe uma medida excluindo o Paraná dos efeitos da Medida Provisória, assinada pelo vice-presidente José Alencar na semana passada, que libera o plantio de soja com sementes geneticamente modificadas até 31 de dezembro deste ano. E também a comercialização do produto até o final do próximo ano.

O Paraná colheu 11 milhões de toneladas de soja na última safra, e mais de 7 milhões de toneladas de milho. No total, foram cerca de 29 milhões de toneladas de grãos. Para o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, o desafio é ultrapassar a marca de 30 milhões de toneladas nesta safra.

Suspensão

O governador defende que o estado tem autonomia para fazer uma legislação própria sobre os produtos transgênicos. Na Assembléia Legislativa, está suspensa a tramitação do projeto de autoria da bancada do PT proibindo o plantio, transporte e comercialização de produtos transgênicos. O projeto foi votado em primeira discussão, no dia 15 de setembro, em meio a uma polêmica provocada por vários deputados contrários à medida.

A matéria ainda está em segunda discussão. O projeto deixou a pauta há mais de uma semana quando recebeu cinco emendas, modificando vários pontos da proposta. Algumas previsam a identificação dos produtos no momento da comercialização, como a emenda apresentada pelo deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT). A emenda apresentada pelo líder do governo, Ângelo Vanhoni (PT), mantém a proibição ao plantio e comercialização de transgênicos no estado até 31 de dezembro de 2005. A justificativa é que nesse período o setor produtivo terá condições de avaliar o mercado, as conseqüências para o meio ambiente e a saúde.

A previsão do deputado estadual Elton Welter (PT), presidente do bloco agropecuário da Assembléia Legislativa, é que a matéria volte a ser discutido na bancada governista na próxima semana. O retorno para votação em plenário não tem previsão.

Agricultura puxa investimentos

Para o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a produtividade verificada no Paraná confirma que o País pode ser o maior produtor agrícola num prazo de doze anos. “Aqui estão os jogadores que irão ganhar a Copa do Mundo da alimentação”, falou aos cooperados da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), a maior da América Latina. Rodrigues destacou ainda que a agricultura tem sido o diferencial na balança comercial e “alavanca permanente do progresso”. “A agricultura puxa investimentos em outras áreas, como siderurgia, a geração de energia e até abre caminho para outros setores como o turismo”, disse.

Durante a abertura da Festa do Plantio, o governador Roberto Requião anunciou o programa Irrigação da Madrugada, que pretende utilizar o excedente de energia produzido durante a noite pelas usinas hidroelétricas. Segundo o governador, o programa pode reduzir o gasto do agricultor com energia para até 25% do que ele paga atualmente e aumentar a produção em 20 a 70%.

Voltar ao topo