Requião inaugura fábrica da New Holland

O governador Roberto Requião participou, ontem, em Curitiba, da inauguração da nova unidade de fabricação de plataformas de colheita da Case New Holland (CNH) – holding que reúne marcas de máquinas agrícolas e de construção – e anunciou a formação de um conselho automotivo para discutir o retorno dos benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nos últimos anos.

“A fábrica produz bens para economia, mas existe fundamentalmente para prover emprego e salários”, destacou. O governador também disse que a unidade instalada no seu primeiro governo não recebeu benefício. “Mesmo assim, ampliou a oferta de empregos com a contratação de 500 operários neste ano.”

Emprego

O governador ressaltou ainda que a função do governo é proteger seus trabalhadores e, para tanto, está montando um conselho de política automotora no Paraná. “Quero que todas as fábricas instaladas no Paraná ampliem o número de componentes feitos aqui, para assim aumentar a geração de emprego”, disse.

De acordo com Requião, o conselho também vai atuar diretamente na defesa dos empregos gerados pelas montadoras que se instalaram nos últimos oito anos. “A manutenção daqueles fantásticos benefícios fiscais concedidos irresponsavelmente nos últimos anos será trocada pela garantia e ampliação da oferta de emprego”, explicou.

“Não é possível que uma fábrica que tem dilação de 26 anos para o pagamento de impostos, sem correção alguma, dispense 100 ou 200 trabalhadores quando aparecer a primeira crise econômica”, defendeu.

O assessor especial de Governo, Daniel Godoy, explicou que o conselho terá representantes da sociedade civil e já tem confirmadas as presenças de todas as montadoras, inclusive as de utilitários.

Godoy antecipou que, além da geração de emprego, está prevista a transferência de tecnologia para o fabricante local. “O governo anterior não estabeleceu um programa de ?paranização? do pólo automotivo e os benefícios concedidos retornarão, desta forma, ao paranaense. Afinal, uma fábrica que recolhe 1% da carga tributária por mês e tem o restante para pagar depois de 26 anos, é praticamente, um patrimônio público”, ressaltou.

Investimento

CNH é uma multinacional que dá suporte às marcas da família Case e da família New Holland, líderes em equipamentos agrícolas e para a construção. A holding possui mais de 12 mil distribuidores em 160 países.

A nova unidade custou R$ 20 milhões e marca o crescimento da indústria no País. A nova fábrica, com 10 mil metros quadrados, produzirá 4 mil plataformas ao ano (25 por dia), resultando numa produção 30% maior em relação ao antigo espaço usado para o mesmo fim.

A unidade vai produzir plataformas para a colheita de grãos. A CNH é responsável por quase 45% de participação nas vendas e a nova planta permite a ampliação das exportações. Atualmente, as máquinas produzidas em Curitiba são exportadas para 78 países.

Voltar ao topo