Requião em missão na Argentina

O governador Roberto Requião estará hoje na Argentina, onde se integra à missão comercial de empresários do Paraná organizada pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e pelo Consulado do Brasil em Córdoba. O objetivo da missão, iniciada há três dias, é incrementar o intercâmbio entre a província Córdoba, a segunda maior economia da Argentina, com o Paraná.

A intenção do governador também é a de fortalecer a posição do Paraná dentro do Mercosul. A missão tem como foco a agricultura, o turismo e a agroindústria. Os empresários pretendem ainda fechar negócios com máquinas agrícolas, automação industrial, móveis, ferramentas e planejamento urbano. Também estão sendo visitadas empresas que produzem equipamentos para mineração, despoluição e tratamento de água; comunicações e produtos eletrônicos.

Atrativo

Na área da agricultura, a meta da comitiva é realizar um intercâmbio com produtos como soja, algodão, arroz e girassol. Já na agroindústria, o interesse está voltado principalmente ao setor de laticínios. Para os empresários desse setor, a missão tem um atrativo especial: a Feira MercoLactea-2003, uma das maiores do gênero no mundo e que está sendo realizada na cidade de São Francisco, distante três horas de Córdoba.

Além da visita às empresas argentinas, a missão comercial está participando de rodadas de negócios e tratando de assuntos como a integração entre universidades e empresas do Paraná e de Córdoba. A missão conta ainda com a participação do secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Guilherme Mussi; e do secretário do Turismo, Cláudio Rorato. A divulgação dos atrativos turísticos do Paraná foi feita num workshop.

O secretário Mussi foi o conferencista sobre as potencialidade do Paraná num encontro com 250 empresários argentinos. Mussi defendeu a criação de um parlamento latino-americano capaz de promover uma maior integração entre os países que formam o Mercosul. “Esse é o primeiro passo para a criação da moeda única, que vai nos fortalecer perante os demais acordos internacionais”, afirmou.

Voltar ao topo