Rentabilidade dos fundos terá cálculo padrão

A Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) promoveu uma alteração na forma de cálculo da rentabilidade dos fundos de investimentos, que passa a valer a partir de 4 de julho. Hoje existem dois períodos considerados para o cálculo da rentabilidade: do dia 1.º de um mês para o dia 1.º do mês seguinte (caso de fundos que calculam a rentabilidade pela cota de abertura do investimento) e de um dia 30 até o próximo dia 30 (para fundos que usam a cota de fechamento).

No entanto, a instrução 409/02 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários, o xerife do mercado brasileiro) determinou que todos os fundos pagassem rentabilidade calculada pela cota de fechamento (calculada entre os dias 30 de cada mês).

Como parte dos fundos acatou a instrução da CVM sem, no entanto, alterar a forma de cálculo da rentabilidade, o investidor em fundos com cota de abertura começaram a eventualmente perceber uma pequena diferença entre o valor da rentabilidade informada e a rentabilidade real do investimento no momento do resgate dos recursos.

Preocupada com essa situação, a Anbid estabeleceu um padrão único de apuração de rentabilidade para todos os 6 mil fundos de investimento em funcionamento, independentemente da forma como é apurada a sua cota.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.