economia

Relação etanol/gasolina em SP cai a 69,67% na 2ª semana de maio, diz Fipe

A relação entre os preços do etanol e os da gasolina diminuiu para 69,67% na segunda semana de junho na capital paulista, depois de ficar em 70,11% na primeira, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Contudo, o resultado ficou maior que o de 65,46% apurado na segunda semana de junho de 2016.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina.

A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder do combustível fóssil. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

No Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, a gasolina ficou 1,87% mais barata na segunda quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados no dia 15), depois de o preço cair 1,41% na primeira leitura. Já a variação do etanol ficou negativa em 3,76%, depois de -3,17%.

A expectativa da Fipe é que os preços da gasolina continuem caindo, em razão dos efeitos do reajuste recente da Petrobras, que diminuiu os preços do combustível em 2,3% nas refinarias.

Na segunda quadrissemana, o IPC subiu 0,05%, após recuo de 0,10% na primeira medição.

Voltar ao topo