Reino Unido lança revisão sobre conduta dos bancos

O governo do Reino Unido anunciou hoje o lançamento de uma revisão de conduta no sistema financeiro. A operação será conduzida em conjunto pelo Tesouro, Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e a Autoridade de Conduta Financeira (FCA).

A operação terá duração de 12 meses e uma consulta sobre a revisão será lançada no segundo semestre. Em comunicado, o governo disse que esses são passos para elevar os padrões de conduta no modo como os mercados financeiros operam.

O texto reforçou que eventos recentes mostraram a necessidade de garantir mercados justos e eficientes. A revisão focará áreas que estiveram no centro das preocupações de má conduta: renda fixa, câmbio e commodities. Esses três mercados enfrentam investigações sobre alegações de combinação de preço por operadores de instituições financeiras.

Andrea Leadsom, secretária econômica do Tesouro do Reino Unido, disse em entrevista à rádio BBC que a revisão será concentrada em Londres, e não no setor de serviços financeiros como um todo.

Para ela, a revisão ajudará a legislar e regular, colocando de modo claro as sanções criminais. Leadsom alertou que se os traders abusarem das regras, eles acabarão na prisão. Fonte: Market News International.

Voltar ao topo