Rehn: deixar zona do euro afeta mais a Grécia que a UE

Uma saída da zona do euro prejudicaria mais a Grécia do que o restante da Europa, alertou neste sábado o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia (UE), Olli Rehn, salientando que a Grécia deve “tomar as decisões necessárias” para permanecer dentro do bloco. “Claro, a bola agora está no campo grego e nas mãos do povo grego”, disse ele em um painel de discussão.

Rehn destacou que a Europa está “certamente mais resistente do que dois anos atrás” para uma possível saída da zona do euro. “Seria muito pior para a Grécia, especialmente para os cidadãos menos abastados, do que para Europa como um todo, se o país tivesse que deixar o euro”, acrescentou o comissário.

“A Europa também sofreria, mas a Grécia sofreria mais, então seria bem melhor se a Grécia achasse um modo para tomar as decisões necessárias para ficar na zona do euro”, afirmou. Ainda assim, Rehn disse que “ainda acredita” que o país pode ficar dentro da zona de moeda comum.

Quanto ao debate sobre estímulos ao crescimento econômico na Europa, ele advertiu que os Estados não podem superar a crise de dívida acumulando novos débitos em cima dos antigos. “Não há nenhum motivo para relaxarmos a consolidação fiscal”, declarou. As informações são da Dow Jones.