Reformas no Brasil são questão de tempo

Londres (AE) – O secretário do Tesouro Nacional, Tarcísio Godoy, ao reafirmar ontem, numa teleconferência com investidores e analistas estrangeiros, o compromisso do governo com a estabilidade fiscal, disse que ?as reformas política e na Previdência Social estão sob discussão e são uma questão de tempo?. Essa informação contrasta com declarações recentes dadas pelo presidente Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que sinalizaram que a reforma da Previdência não é um dos itens da agenda econômica do governo nos próximos quatro anos. Godoy enfatizou também a intenção do governo de promover uma reforma tributária.

O secretário disse que o governo está consciente que ?há uma estrada muito longa para se consolidar a credibilidade fiscal e monetária? do País. Ele enfatizou que os pilares da ação do governo são ?a estabilidade monetária, sem inflação, a responsabilidade fiscal e a distribuição de renda?.

Na teleconferência, Godoy, além do secretário-adjunto do Tesouro Paulo Valle e outros diretores da instituição apresentaram aos investidores e analistas estrangeiros o Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado em Brasília na quarta-feira. Eles salientaram que principal objetivo do plano é o de reduzir o risco e melhorar o perfil da dívida brasileira.

Otávio Ladeira, diretor da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública (Cogep), disse que a previsão do Tesouro para a relação entre a dívida e o PIB no final de 2007 – atualmente em cerca de 50% – é que ela fique entre 48,5% e 49%. Para o final de 2008, disse que a é de 47%.

Voltar ao topo