Reestruturação da Volks custará US$ 140 milhões

Maior montadora da Europa, a Volkswagen anunciou que vai registrar encargo de 120 milhões de euros (US$ 140 milhões) no terceiro trimestre, em decorrência do redimensionamento de suas operações no Brasil. “Devido a regulementações contábeis, temos que registrar isso como um encargo no terceiro trimestre”, disse um porta-voz da montadora alemã. A Volkswagen quer reduzir seus quadros no Brasil em 16%, ou cerca de 4 mil funcionários. A montadora abriu um programa de demissão voluntária na unidade de São Bernardo do Campo e tenta um acordo também em Taubaté. Os trabalhadores de São Bernardo do Campo, prometem paralisar a produção hoje, durante duas horas, com o objetivo de pressionar a empresa a atender a pauta de reivindicações da categoria.

O porta-voz da Volkswagen disse que a companhia mantém a meta de obter lucro operacional no Brasil no ano que vem, mas alertou que enfrenta a pior situação no mercado brasileiro de automóveis em dez anos. Em setembro, foi a segunda em vendas no País, atrás da General Motors. Em entrevista ao jornal Wall Street Jorunal, o diretor financeiro da Volkswagen Hans-Dieter Poetsch, afirmou que os custos provenientes da redução de pessoal no Brasil “piorarão definitivamente os lucros” do trimestre julho-setembro.

Esperança

A aposta da Volkswagen para retomar a liderança no mercado brasileiro – disputada com GM e Fiat – chama-se Fox. O novo compacto mundial da marca, desenvolvido no Brasil durante dois anos na fábrica de São José dos Pinhais, foi lançado no mercado ontem. O Fox custará a partir de R$ 20.990, numa lacuna entre o básico Gol, com preços a partir de R$ 15.200, e o Polo, que custa cerca de R$ 28.500. A montadora almeja vender 8 mil unidades do Fox este ano no mercado interno. O novo carro da Volks virá equipado com motores 1.0 e 1.6 que funcionam tanto com álcool quanto gasolina, e será exportado para América Latina.

“Estamos muito confiantes de que o Fox será um sucesso”, disse o presidente da Volkswagen no Brasil, Paul Fleming, em comunicado. “Desde o início do projeto, nossa meta foi conceber um carro que coubesse no bolso sem deixar de oferecer qualidade”. A Volkswagen do Brasil espera fechar 2003 com exportações de US$ 1,45 bilhão- ? o que representaria 180 mil veículos ? para mais de 30 países. De janeiro a setembro, a empresa exportou aproximadamente US$ 1 bilhão e vendeu 190,5 mil automóveis no mercado interno, queda de 20,2% em relação ao ano passado, segundo dados da Anfavea. Ficou atrás da Fiat, com 199,5 mil carros no período, e da General Motors, com 207,6 mil unidades comercializadas até o mês passado.

Voltar ao topo