Redução de IPI para automóveis impulsiona indústria paranaense em maio

As vendas industriais paranaenses tiveram o melhor desempenho para um mês de maio nos últimos 10 anos. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) mostra que as vendas aumentaram 17,65% em relação a abril, superando o índice registrado em maio de 2009, quando o aumento fora de 8,51%.

O que mais influenciou no resultado foi o forte aumento de 92,18% nas vendas de veículos automotores, reflexo direto da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor. Apesar dos números, a Fiep mantém a estimativa de que a indústria do Estado deve crescer este ano em ritmo menos acelerado do que em 2011.

O presidente da Federação, Edson Campagnolo, afirma que o resultado mostra a força da indústria paranaense e é um sinal de que algumas das medidas adotadas pelo governo federal para estimular a atividade econômica no País vêm funcionando, ainda que sejam insuficientes. “Essas medidas paliativas são importantes para o setor industrial, especialmente neste cenário de crise internacional que atravessamos”, diz. “Mas elas não são suficientes. Continuamos batendo na tecla de que o momento é propício para que sejam feitas as reformas estruturantes que garantam a competitividade da nossa indústria e o crescimento sustentado da economia”, acrescenta.

Segundo o Departamento Econômico da Fiep, maio tradicionalmente é um mês de aquecimento da atividade industrial paranaense. Este ano, o desempenho acima da média foi ocasionado pela performance positiva de 17 dos 18 gêneros pesquisados. O crescimento atingiu inclusive os três gêneros com maior participação relativa nas vendas do Estado – além de veículos automotores, os setores de refino de petróleo e produção de álcool e de alimentos e bebidas também registraram aumento de 8,88% e 2,55%, respectivamente.

A pesquisa da Fiep revela que, apesar do acentuado crescimento nas vendas em maio, a indústria paranaense segue dando indícios de desaceleração. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as vendas cresceram 2,81% em relação ao mesmo período de 2011. Ao mesmo tempo, as compras de insumos cresceram 0,78% e o emprego na indústria, 2,73%. Já entre janeiro e maio do ano passado, em comparação com 2010, o setor registrava aumento de 10,2% nas vendas, 10,81% nas compras de insumos e de 5,35% no emprego.

O coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, explica que essa redução na velocidade de expansão da indústria paranaense já era prevista. “No final do ano passado, a pesquisa Sondagem Industrial da Fiep mostrava que as expectativas dos empresários para 2012 eram bem menores do que as registradas para o ano de 2011”, afirma. “Isso vem se confirmando quando observamos os índices de utilização de capacidade instalada na indústria do Paraná. Em maio passado, ela estava em 79%, contra os 80% registrados no mesmo mês de 2011”.

Schmitt acrescenta que o resultado acumulado até maio, com aumento de 2,81%, aproxima-se da previsão anterior feita pelo Departamento Econômico da Fiep, de que as vendas da indústria paranaense devem fechar o primeiro semestre de 2012 com crescimento em torno de 3%. “Esses resultados indicam, até este instante, que a expansão industrial paranaense não deve ter a celeridade havida em 2011”, conclui o economista.