Rede de Tecnologia oferece consultoria

A Rede de Tecnologia do Paraná – Retec, operada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná por meio do Senai, completa um ano e meio com 1.729 atendimentos realizados. A Rede é coordenada pelo Senai e funciona através de parceria com diversas entidades e instituições de pesquisa e ensino.

A Retec possui três canais de atendimento ao empresariado, por meio dos quais é possível fazer perguntas de nível técnico ou de gestão referentes a todos os segmentos econômicos. O mais usado é o campo ?Fale Conosco? na página da Fiep na internet. Depois vêm o atendimento pelo telefone (41) 3350 7164 e pelo e-mail retec@pr.senai.br.

A cada demanda recebida, a Retec aciona o especialista no assunto mais indicado para fornecer uma resposta personalizada, ou seja, que se refira ao problema pontual do empresário em questão. Este especialista pode ser do próprio Sistema Fiep ou das instituições parceiras da Rede. Outro diferencial é a confidencialidade das informações, disponibilizadas somente ao empresário que fez a demanda.

A rede também realiza, com apoio do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas em Arranjos Produtivos Locais de todo o Paraná – que são aglomerações de empresas do mesmo segmento econômico. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos, como os doze empresários que compõem a Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda e Região, criada após a realização de uma clínica no local. ?Ficamos mais unidos. Agora podemos pleitear cursos profissionalizantes para qualificar nossa mão-de-obra, a construção de um centro tecnológico para a realização de testes de qualidade e de uma central de compras?, conta Henrique Oda Torres, presidente da Associação.

Proprietário da Delta Metais, fábrica de torneiras metálicas que emprega 300 funcionários em Loanda, Torres também resolveu um problema específico de sua empresa com o auxílio da Retec. ?Procurava um coordenador de produção qualificado, e só consegui candidatos com esse perfil com a indicação da Retec?, revela. Outras consultas que fez junto à rede referem-se a regularizações ambientais e mudanças no layout da fábrica, com as quais espera reduzir o custo de produção no ano que vem.

Para continuar oferecendo soluções personalizadas em todo o Estado, em 2006 o Sistema Fiep expandirá o atendimento da Retec por meio de uma rede de atendimento instalada em sedes de sindicatos filiados à Fiep e em outros parceiros, e ainda em todas as unidades do Sistema no Paraná.

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