A área econômica do governo vê a confirmação, nos indicadores divulgados nas últimas semanas, de um cenário de recuperação gradual e moderada da atividade econômica no segundo semestre. Para o governo, a alta na produção industrial de agosto reforça a avaliação de uma retomada na atividade econômica após resultados ruins do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.

continua após a publicidade

Levantamento da área econômica mostra 13 indicadores que sinalizariam, na avaliação do governo, um quadro mais favorável. Nessa lista, segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, está a informação de que o licenciamento de veículos produzidos no Brasil cresceu 9,6% em setembro, em relação a agosto. A alta na média diária foi em torno de 4%. Os dados do setor, que ainda serão divulgados na segunda-feira, foram considerados um indicador dessa melhoria.

Na lista preparada pelo governo estão dados que reforçariam a melhora da confiança, entre eles, a alta de 0,7% do Índice de Confiança do Consumidor da FGV e de 1,3% do Índice Nacional de Expectativa dos Consumidores (Inec) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para o governo, a confiança dos empresários industriais “começa a reagir”, como indicou o Sensor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – houve um aumento de 45,6 para 48,6 pontos. “O quadro está melhorando como se previa”, diz uma fonte.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, informou ao Broadcast um número mais amplo: o licenciamento de veículos leves, ônibus e caminhões produzidos no Brasil ou importados subiu 8,7% em relação a agosto, totalizando 296,3 mil unidades. “Sem dúvida, teremos um segundo semestre melhor do que o primeiro. O faturamento de setembro é mais uma prova disso”, disse Moan.

continua após a publicidade

Apesar do aumento dos licenciamentos em setembro, Moan afirma ainda não saber se as vendas se refletiram no aumento da produção. A Anfavea está coletando os dados com as montadoras associadas e ainda não tem o resultado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.