O número de caminhões carregados com milho que já passaram pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, desde o início deste ano, está sendo maior que o volume de veículos registrados no ano passado. São 52.503 caminhões de 1º de janeiro a 10 de julho de 2003, contra 21.572 no mesmo período de 2002. O volume deste ano é ainda maior que o registrado em todo o ano passado, quando exatos 41.892 caminhões carregados com milho estiveram no Pátio de Triagem.

Para se ter uma idéia do movimento intenso de veículos, somente entre os dias 8 e 10 de julho deste ano, perto de 300 caminhões carregados com milho passaram pelo Pátio do Porto.

Além dos caminhões, os vagões também estão respondendo por grande parte da movimentação. Segundo dados da América Latina Logística, de 1.º de janeiro a 30 de junho deste ano, mais de 1,1 milhão de toneladas de milho foram trazidas ao Porto por meio de vagões, enquanto que no mesmo período de 2002, 900 mil toneladas chegaram ao Porto trazidas por vagões.

Segundo o Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, as tonelagens de milho trazidas por caminhões e vagões estão sendo refletidas diretamente na movimentação portuária.

Dados fornecidos pela APPA apontam equilíbrio momentâneo nas exportações de milho pelo Porto de Paranaguá, com pouco mais de 1 milhão de toneladas exportadas tanto em 2002 quanto em 2003. Com o início da colheita da safrinha, analistas do setor afirmam que o produto retomará sua movimentação deverá ultrapassar o volume embarcado no ano passado, quando cerca de 2 milhões de toneladas foram exportadas ao mercado externo, que tem entre seus principais compradores Irã, Espanha e Coréia do Norte.

continua após a publicidade

continua após a publicidade