Receita paga nesta semana 2.º lote do IR

A Receita Federal paga nesta quinta-feira o segundo lote de declarações do Imposto de Renda-Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003). As declarações incluídas no segundo lote serão corrigidas em 3,46%. O percentual corresponde à variação da taxa Selic de maio a junho e mais 1% do mês de junho.

Neste lote foram processadas 1,598 milhão de declarações, sendo 1,488 milhão com imposto a restituir (R$ 1,451 milhão). Outros 49.308 contribuintes terão imposto a pagar, no montante de R$ 51,039 milhões.

A Receita apurou ainda que 60.755 pessoas não terão nem imposto a pagar nem a restituir.

Para quem informou o número da conta bancária na declaração de renda, a restituição será creditada automaticamente. Caso contrário, é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para o número 0800 785678 para pedir a transferência.

Consulta

A consulta ao segundo lote de IR está disponível desde a semana passada na internet e pelo Receitafone (0300-78-0300).

Para fazer a consulta simplificada, o contribuinte precisa ter apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em mãos.

No mês passado, a Receita alterou o sistema de consulta e passou a exigir também o número do recibo de entrega da declaração.

A nova forma de consulta – que também dava acesso ao extrato das declarações dos últimos cinco anos – congestionou o site na internet e gerou uma série de críticas ao serviço. Para acabar com as reclamações, a Receita recuou e desistiu de exigir o número do recibo de entrega da declaração.

A Receita deve divulgar em breve uma nova forma de consulta ao extrato da declaração de IR dos últimos cinco anos.

Voltar ao topo