Receita libera terceiro lote do Imposto de Renda

O terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003) terá uma correção de 4,75%. O percentual corresponde à variação da taxa Selic de maio a julho e mais 1% do mês de junho. O dinheiro estará disponível para saque no próximo dia 16. Para quem informou o número da conta bancária na declaração de renda, a restituição será creditada automaticamente.

Caso contrário, é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para o número 0800 785678 para pedir a transferência. A consulta ao terceiro lote de restituição deverá estar disponível na próxima semana. A verificação poderá ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) e pelo Receitafone (0300-78-0300). Em junho, a Receita alterou o sistema de consulta ao primeiro lote, o que congestionou o site na internet e gerou uma série de críticas ao serviço. Em vez de exigir apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o contribuinte também precisava digitar o número do recibo de entrega da declaração.

Como muitos contribuintes não tinham o número do recibo em mãos, a consulta levava muito mais tempo, o que congestionava o serviço. Para acabar com as reclamações, a Receita recuou e desistiu de exigir o número do recibo de entrega da declaração.

Dessa forma, para saber se a declaração foi liberada, basta ter o número do CPF em mãos.

Voltar ao topo