Receita já apreendeu 1,5 millhão em mercadorias

Trezentos ônibus vistoriados, 63 apreendidos, duzentas multas aplicadas, totalizando 300 mil reais. Este é o balanço da primeira semana de operação da Receita Federal, em Foz do Iguaçu.

As mercadorias apreendidas somam em reais, mais de R$1,5 milhão. Do total de produtos que passaram pela fiscalização nos postos da receita, 70% ficaram apreendidas.

Com o trabalho realizado pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, houve uma significativa redução no movimento de ônibus de turismo para Foz do Iguaçu. Antes do início da operação começar e do reforço policial, a média de ônibus rumo à Ponte da Amizade era de 900 por dia. Esse número agora caiu para 400 ônibus.

De acordo com a assessoria da Receita Federal, as manifestações que aconteceram na semana passada também contribuíram para a queda do movimento no local. Foram três dias de conflitos entre manifestantes e as polícias federal e rodoviária. Não houve registro de acidentes durante os conflitos, mas a Ponte da Amizade ficou paralisada durante duas horas em um dos dias.

De acordo com o balanço apresentado pela Receita Federal, drogas também foram apreendidas. 90kg de maconha, 1.134 frascos de lança-perfume e 15.514 pacotes de cigarro ficaram retidos nos postos de fiscalização. Entre as mercadorias contrabandiadas, o maior número era de brinquedos, material de informática e produtos eletro-eletrônicos. Durante a semana, 24 pessoas foram detidas pela Polícia Federal, por tráfico de drogas ou por desacato à autoridade nas manifestações realizadas.

No Paraguai

Na manhã desta terça-feira, aconteceu uma manifestação, envolvendo 500 pessoas do lado paraguaio da Ponte da Amizade. Entre os manifestantes, estavam motoristas de táxi, vans e mototáxis reclamando da ostensiva fiscalização da Receita Federal realizada em Foz do Iguaçu.

A manifestação em Ciudad del Leste não paralisou o trânsito e foi acompanhada por policiais paraguaios, que não tiveram que agir para conter o protesto. Segundo a assessoria da Polícia Federal, na parte brasileira da Ponte da Amizade, o movimento continua normal, sem registro de problema.

Voltar ao topo