Pendência

Contribuintes já podem entregar Imposto de Renda atrasado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem perdeu o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda pode enviar o documento a partir dessa quinta-feira (2). A multa, nesse caso, é de 1% do imposto por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o valor que for maior.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O programa para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2019 está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento com o aplicativo Meu Imposto de Renda. Nele, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Restituição

O pagamento das restituições começa em 17 de junho e vai até dezembro, em lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração, com os dados corretos, à Receita, mais cedo será ressarcido. No entanto, têm prioridade pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, além daqueles que têm doença grave.

Conta de luz fica mais cara em maio. Veja quanto