O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, anunciou hoje que será iniciada na tarde de hoje a “Operação Advento”, destinada a reprimir o contrabando e descaminho, especialmente na Tríplice Fronteira, na região de Foz do Iguaçu. O secretário informou que a operação se estenderá até o final do ano e mobilizará helicópteros, caminhões e outros veículos, além de scanners adicionais.

continua após a publicidade

Cartaxo disse, em entrevista coletiva, que a equipe de funcionários da Receita na região de Foz será reforçada com mais 50 servidores, o que totalizará 308. Além de reprimir o contrabando de todo tipo de produtos, a fiscalização terá, segundo Cartaxo, um foco especial no tráfico de armas e drogas – um tipo de operação que costuma ser feito ao final do ano.

O secretário antecipou que, em 2010, a Receita colocará em prática um plano para intensificar a vigilância nas regiões de fronteira seca. Para isso, disse, será feito um acordo com a Polícia Federal, para instalação, nessa regiões, de unidades conjuntas de órgãos fiscalizadores. Especificamente com a Polícia Federal será aumentado o número de operações conjuntas. Cartaxo disse que, no próximo ano, pelo menos 20 dessas operações serão de grande porte.

A Receita já abriu edital com o objetivo de realizar, em dezembro, um concurso para admissão de 450 auditores fiscais e 700 analistas tributários, os quais, prioritariamente, serão alocados para essas regiões. Eles receberão uma “vantagem” salarial.

continua após a publicidade

Em um balanço prévio do desempenho da Receita na área aduaneira em 2009, Cartaxo disse que, de janeiro a agosto, foram apreendidos R$ 880,2 milhões em mercadorias, o que significa um aumento de 26,6% em relação à média do ano passado. As apreensões de veículos foram de 3.681 – ou, mais 37,3%. O subsecretário Fausto Vieira Coutinho, também presente à entrevista, apresentou estimativa de que, neste ano de 2009, a apreensão de mercadorias deverá totalizar R$ 1,250 bilhão.