Receita diz que estudos para corrigir IRPF estão prontos

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, afirmou hoje que os estudos para a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano já estão prontos. A Receita aguarda, segundo ele, a decisão política para preparar o ato legal para a mudança.

“Estamos aguardando a solicitação das áreas políticas do governo. Todos os estudos estão prontos”, disse. De acordo com Barreto, a correção vai valer para todo o ano calendário. “A tabela vai valer para o ano calendário. Estamos prontos para fazer qualquer ajuste na tabela”, disse. Uma correção de 4,5% provocará uma renúncia fiscal de R$ 2,2 bilhões do governo.

Empresas

Barreto disse ainda que apenas em março o Fisco terá uma ideia melhor do comportamento da arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ao longo dos primeiros dois meses deste ano. No ano passado, a arrecadação desses dois tributos – que incidem sobre o lucro das empresas – tiverem fraco desempenho em função do impacto da crise financeira internacional na economia. No próximo dia 23, quando será divulgada a arrecadação de janeiro, Barreto prometeu divulgar um primeiro prognóstico sobre o desempenho do IRPJ e da CSLL.

Voltar ao topo