Receita começa pagar as restituições do IR

A Receita Federal liberou ontem a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda, ano base 2002. Internautas podem fazer a consulta através do site (www.receita.fazenda.gov.br), ou através do telefone da Receita (0300-780300). A partir desse lote, o aviso sobre a liberação da restituição será enviado para o e-mail do contribuinte informado na declaração, simultaneamente à disponibilização das informações na internet. Neste lote foram processadas 1,155 milhão de declarações com imposto a restituir, no valor de R$ 1,141 bilhão.

De acordo com a instrução normativa da Receita, publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de maio, os contribuintes que usaram a internet para declarar terão prioridade no momento de receber a restituição. Depois, aparecem os que declararam em disquete e telefone e, por último, em formulário de papel.

Pelas estimativas da Receita, 17,5 milhões de contribuintes entregaram a declaração dentro do prazo, que se encerrou às 20h do dia 30 de abril.

Desse total, 16,505 milhões entregaram suas declarações pela internet, telefone e nos formulários on-line. Segundo o supervisor do programa Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita ainda não finalizou a contagem das declarações recebidas em formulário nas agências dos Correios.

Via internet

A Receita Federal suspendeu o envio do extrato da declaração do Imposto de Renda, enviada pelos Correios para a casa dos contribuintes.

A partir de agora os contribuintes serão avisados por e-mail sobre a liberação de sua declaração.

O serviço de aviso de liberação da restituição por e-mail começou a ser feito em outubro de 2002. Desde então, a Receita vinha fornecendo as informações sobre a liberação da restituição por Correio e por e-mail.

Segundo o supervisor do programa Imposto de Renda, Joaquim Adir, o fim do envio do extrato pelos Correios atingirá, por enquanto, os contribuintes que entregaram a declaração por meio eletrônico -internet, telefone ou disquete.

“Estamos processando primeiramente as declarações entregues por meio eletrônico. As declarações enviadas pelos Correios serão processadas somente no final do ano. Até lá, decidiremos se estes contribuintes também deixarão de receber o extrato em casa.”

Adir informou que o contribuinte que declarou por meio eletrônico poderá ter acesso ao extrato da declaração de IR pela internet, no site da Receita.

Voltar ao topo