R$ 20 milhões para modernização da SIX

A Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, em São Mateus do Sul, divulgou ontem um balanço dos investimentos e geração de empregos na ?parada? da unidade – procedimento de paralisação total das atividades que, este ano, foi adotado entre setembro e outubro, para aprimorar sistemas de segurança e modernizar equipamentos. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões e gerados 1.400 empregos diretos e indiretos. Apesar de ter se estendido por doze dias além do previsto, por causa das condições meteorológicas, o gerente-geral da unidade, José Manuel Villar, avaliou a parada como positiva: ?Os resultados são a performance que obtemos de maior segurança tanto para o trabalhador como para a comunidade vizinha, além da antecipação de requisitos ambientais futuros?.

O foco da parada da SIX não era o aumento da produtividade, mas revisões dos equipamentos como forma de prevenir acidentes. A cada trinta meses a SIX realiza o procedimento, reavaliando o funcionamento do parque industrial. ?Nossa unidade maior – o módulo industrial, onde produz-se 80% dos 3.800 barris de óleo combustível que saem diariamente do local – está com performance ideal, atingindo desempenho satisfatório em termos de produtividade, de acordo com o que projetamos?, avalia.

Os resultados vão além do preenchimento de adequações ambientais e do investimento em equipamentos e segurança, segundo Villar. A empresa promove qualificação dos profissionais que trabalham durante o procedimento com treinamentos para caldeireiros, mecânicos e montadores de andaime, por exemplo. Nesta etapa, trezentos profissionais foram capacitados. ?Estimávamos trabalhar com efetivo de no máximo 900 pessoas, mas, conforme os serviços foram se desenvolvendo, tivemos de potencializar esse número para 1.400 trabalhadores. A maior parte desse contingente era da região?, explica.

O gerente anuncia que a Petrobras prevê investimentos na unidade de São Mateus do Sul, o que deve angariar surgimento de vagas fixas para esses trabalhadores. ?Além disso, depois de receberem o treinamento, é possível que muitos trabalhadores daqui se desloquem até outras unidades da Petrobras para trabalhar em suas paradas?, diz. A SIX concentra protótipos de pesquisas nas áreas de gás, energia, refino, desenvolvimento de equipamentos, processos e melhorias de produtos operados pela Petrobras – inclusive gasolina utilizada em carros de Fórmula-1- e está localizada sobre uma das maiores reservas de xisto do mundo.

Voltar ao topo