“Queremos dobrar investimento para 1% do PIB”, afirma ministro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que o governo está fazendo esforços para que seus investimentos dobrem em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), passando de 0,5% para 1%. "Isso é muito pouco se for comparado com a época dos militares, quando o governo chegou a investir 15% do PIB no País mas já é um avanço", considerou ele.

Mantega disse que esses investimentos devem ser alocados em segmentos que ainda não despertam tanto interesse do setor privado, como é o caso do saneamento básico, que só oferece retorno no longo prazo. "Mas tudo o que puder ser investido em infra-estrutura pelo setor privado deve ser feito pelo setor privado", comentou.

O ministro afirmou ainda que o governo tem intenção de reduzir a carga tributária do País, mas que, sob hipótese alguma, o objetivo é passar para um estágio de Estado mínimo. "Somos contra essa corrente e, por isso, foi criado o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", salientou. Mantega participou hoje de discussão com um grupo de trabalho da "Reforma Tributária" do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada em São Paulo.

Voltar ao topo