Para empreendedores

Quer trabalhar na Natura ganhando R$ 7 mil? Saiba como participar de novo programa da marca

Etapas presenciais da seleção do programa CorageNatura serão realizadas na sede da empresa.
Sede administrativa da Natura em São Paulo, onde acontecerão parte das fases presenciais da seleção do CorageNatura. Foto: Divulgação

Acaba às 23h59 deste domingo (30) o prazo de inscrição para um programa inédito de recrutamento da Natura. A gigante dos cosméticos está selecionando empreendedores de qualquer idade (é preciso, apenas, ter mais de 18 anos de idade) e com qualquer tipo de escolaridade ou formação para participar de um programa de inovação chamado CorageN.

Os 20 escolhidos participarão de um processo de 20 meses de criação, desenvolvimento e testes de soluções, de forma similar a qualquer programa de aceleração de startups, com remuneração de R$ 7 mil brutos, além de benefícios.

A ideia de buscar pessoas com uma “pegada empreendedora” surgiu porque a Natura está passando por uma grande transformação organizacional e cultural, segundo o coordenador de marca empregadora da empresa, Rafael Campolina. A empresa está ampliando sua presença no Brasil e no mundo de diversas formas, incluindo expansão física por meio de lojas próprias e franquias e também por meio de inovações que permitem, por exemplo, a integração dos diversos de canais de atendimento e vendas da companhia.

+Leia mais: Rede de supermercados de Curitiba coloca 500 itens em oferta nesta sexta

A ACE é a grande parceria da Natura nesse novo programa. A aceleradora ajudou a companhia a delinear todo o processo de seleção e também o programa de inovação pelo qual passarão todos os selecionados.

Como não há área de formação ou mesmo idade entre os pré-requisitos, apenas a busca por perfis realizadores e diversos, as duas empresas desenvolveram um processo baseado em inteligência artificial que busca identificar duas características básicas: o quão empreendedor é o perfil do candidato e também o quanto ele se encaixa e se identifica com a identidade e os valores da Natura.

Todo esse processo, conta Campolina, também fugiu do tradicional, não ficando restrito à área de recursos humanos. A empresa contou com todos os setores já acostumados a se comunicar, a negociar e mesmo a empregar pessoas de perfil empreendedor.

Entraram na roda profissionais do CRM, da Natura Startups, de digitalização e relacionamento de consultoras, entre outros. Eles não só ajudaram a delinear as habilidades empreendedoras buscadas pela companhia, dando eles mesmo entrevistas ou sugerindo pessoas de mercado, de maneira a “ensinar” o sistema sobre isso, mas também se tornaram embaixadores a ideia, divulgando a oportunidade para pessoas com o perfil desejado.

+Leia mais: Homem coloca a mão na massa e economiza 50% na construção da casa com tutoriais

No próprio site do CorageN, onde também é preciso fazer a inscrição, é possível assistir a algum dos vídeos que foram feitos nesse processo. Ao todo, o CorageN tem cinco etapas (veja os detalhes abaixo).

Já dentro do programa, os selecionados passarão por quatro grandes momentos: a apresentação e aprovação da ideia (pitch), criação da ideia (com definição de propósito, hipótese e produto mínimo viável, ou MVP, com testes iniciais da ideia), aplicação com simulações para testar aspectos financeiros e de experiência do usuário e, na etapa final, a escalabilidade da ideia pensando também no tamanho da Natura.

“Diferente de outros modelos em que você tem já tem previsto o que acontece no final do programa, para o CorageN isso não faz sentido, porque para pessoas com esse perfil isso importa muito pouco. (…) Na prática, o que vai acontecer é que nos últimos três meses, a gente vai estar dedicado a dar suporte para essas pessoas. Seriam algumas opções, ou ele se mantém como um colaborador Natura, atuando em algum setor, ou ele pode sair, virar PJ [pessoa jurídica] e seguir com o projeto que ele começou ou ele abre o sua startup e entra no ecossistema do Natura Startups”, ressalta Campolina.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O programa conta com 5 etapas:

1. Inscrição pelo site oficial do programa até 30/09/2018

2. A realização de testes online de perfil e identidade de cultura (realizados em sites integrados das empresas Kenoby e Mindsight).

3. Dinâmicas presenciais para 125 selecionados entre 15/10/2018 e 23/10/2018. (este número poderá sofrer mudanças para mais ou para menos a critério do processo seletivo).

Obs: a partir do dia 05/10/2018 será enviada comunicação por email e telefones cadastrados aos selecionados para confirmação da participação entre os dias 15/10/2018 a 23/10/2018. Atenção: o candidato passará por um dia de atividade podendo escolher para a realização em São Paulo (SP) ou Belém (PA).

4. Entrevistas individuais com os selecionados em um dia presencial entre 25/10 e 31/10/2018.

5. Divulgação dos 20 selecionados será no dia 06/11 com comunicação por email e telefones cadastrados.

Na onda da Bricolagem, aceitamos o desafio de reformar uma cadeira. Deu certo?