Quem for inteligente, não vai usar o mensalão na campanha, diz ministro

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) disse hoje que o uso do julgamento do mensalão no segundo turno das eleições, por adversários do PT, será uma estratégia equivocada.

Em São Paulo, José Serra (PSDB) já disse que usará as condenações recentes de figuras de relevo do PT, como José Dirceu e José Genoino, para vincular o escândalo ao adversário Fernando Haddad (PT).

“Quem for inteligente não vai tentar fazer isso. Se o fizer, a população tem muita sabedoria para julgar e entender que o que vale é a prática de um projeto que está mudando o Brasil, que está diminuindo a pobreza, colocou o Brasil em uma outra dimensão e essa prática, ao ser levada para as prefeituras, também tem dado muito certo”, afirmou Carvalho, que chefiou o gabinete do ex-presidente Lula durante todo o seu governo (2003-2010).

Na última segunda-feira, Carvalho, contrariando avaliação de Lula, afirmou que o julgamento do mensalão e a exploração do tema por José Serra atrapalharam o desempenho do PT.

Sobre a condenação de Genoino, Gilberto Carvalho fez uma espécie de desagravo ao ex-presidente do PT, dizendo que sua saída do Ministério da Defesa, onde era assessor especial, “é uma perda bastante grande”.

“O Genoino foi fundamental e importantíssimo no diálogo com as Forças Armadas tanto que granjeou das Forças Armadas, e qualquer cidadão pode conferir isso com os comandantes das Forças Armadas, um respeito, e mais do que um respeito, um carinho muito grande”, disse Carvalho, na manhã de ontem, no Palácio do Planalto.