enkontra.com
Fechar busca

Economia

economia

Queda da produção em janeiro se deve ao recuo da exportação, diz Anfavea

  • Por Estadão Conteúdo

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou nesta quarta-feira, 6, que a queda de 10% da produção de veículos no Brasil em janeiro, em relação a igual mês do ano passado, se deve à retração das exportações, pressionadas pela crise da Argentina, principal comprador de carros brasileiros. “Se a exportação não tivesse caído tanto, teríamos produzido mais”, disse o executivo.

Em janeiro, a venda de veículos no Brasil cresceu 10% em relação a igual mês do ano passado, para 199,8 mil unidades. Foram 18 mil veículos a mais. Em exportação, houve recuo de 46% na mesma comparação, para 25 mil unidades. Isso representa 21 mil exportações a menos.

Segundo Megale, a expressiva retração nas exportações é preocupante porque o mês de janeiro costuma ser aquecido em vendas na Argentina. “Lá é o contrário do Brasil. Aqui, dezembro costuma ser bom e janeiro costuma ser ruim. Na Argentina, dezembro costuma ser ruim e janeiro costuma ser bom. Então, se tivemos essa redução em janeiro, isso mostra que o número foi fraco”, disse.

O presidente da Anfavea, no entanto, acredita que a Argentina começa a apresentar os primeiros sinais de estabilização. “Em janeiro, os juros e a inflação ficaram relativamente estáveis”, disse. “Então, acreditamos que a situação deve começar a melhorar nos próximos meses”, acrescentou. “Mas, recuperação só no segundo semestre”, ponderou.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas