A agricultura na Europa está ameaçada por causa da deterioração da qualidade do solo, segundo estudo de um centro de pesquisa da União Européia (UE). Mais de 16% das terras na UE estão afetadas pela degradação do solo. Nos países do leste europeu que entraram na UE, mais de um terço das terras estão afetadas.

continua após a publicidade

Medidas dispendiosas para melhorar a fertilidade do solo aumentam a pressão sobre a chamada Política Agrícola Comum (PAC), o sistema de subsídios para a agricultura da UE, segundo o documento Atlas do Solo da Europa.

De acordo com esse estudo, urbanização, mudança de clima, poluição e práticas agrícolas insatisfatórias contribuem para a queda na qualidade do solo.

Chuva

No sul da Europa, quase 75% do solo tem um conteúdo de matéria orgânica baixo o bastante para causar preocupação, de acordo com o Atlas.

continua após a publicidade

?A agricultura depende de um solo saudável, mas mudanças nas práticas agrícolas, no uso da terra e de clima estão ameaçando a saúde do solo em muitas áreas?, disse ao Financial Times Arwyn Jones, pesquisador do Joint Research Centre da UE, centro de estudos que fez o Atlas.

?Como aponta o Atlas, devemos nossa existência a uma fina camada de terra e ao fato de que chove.?

continua após a publicidade

As principais ameaças ao solo identificadas pelo Atlas são a erosão, uso excessivo de fertilizantes e pesticidas, perda de conteúdo orgânico, poluição da indústria, perda de biodiversidade, salinidade, compactação do solo por máquinas agrícolas, deslizamentos e enchentes.