Em 2007, o setor de mídia on-line movimentou aproximadamente R$ 500 milhões no Brasil. Cerca de 2,7% do bolo publicitário do País foi aplicado na internet. A expectativa da WEBTraffic, empresa de tecnologia de marketing on-line, é que em 2008 esse mercado acompanhe o grande crescimento das empresas virtuais. ?Estimamos um aumento de 80 a 100 por cento! Com as empresas crescendo em ritmo acelerado, o investimento em publicidade também cresce, já que são dois fatores diretamente relacionados?, afirma Conrado Soares, gerente comercial da WEBTraffic.

continua após a publicidade

Para os profissionais da área de internet, ela ocupa um pedaço cada vez maior dentro dos planejamentos das campanhas.  ?Esperamos que a internet possa chegar a um share de 4,5% de toda a publicidade?, salienta. No último ano, a WEBTraffic aumentou sua receita, a carteira de clientes cresceu em quantidade e qualidade e sua capacidade para atender as demandas aumentou. Dessa forma, construiu parcerias estratégicas e renovou, como nunca, seu quadro de profissionais. Em 2008 o foco é manter o crescimento acelerado.

O crescimento na quantidade de web-consumidores e o aumento das expectativas dos mesmos gerou, em contrapartida, mais reclamações contra lojas virtuais. Para a WEBTraffic, o consumidor torna-se a cada dia mais exigente e utiliza a própria internet para reivindicar seus direitos. Hoje existem muitos blogs criados por consumidores insatisfeitos, o que força as empresas a se posicionarem de maneira mais clara quanto as suas políticas de devolução, troca de produtos, responsabilidade social e etc. O aprendizado dos novos web-consumidores, porém, deve contribuir para diminuir grande parte dos problemas, como as compras de última hora e a compra em lojas desconhecidas apenas focando a questão preço.

continua após a publicidade