Protestos contra pessoa física caem 10%

O volume de títulos protestados contra pessoas físicas caiu 10,9% em agosto na comparação com igual mês de 2002, segundo levantamento nacional realizado pela Serasa (Centralização de Serviços Bancários). No mês passado, foram registrados 317 mil protestos de pessoas físicas em todo o país, o que corresponde a uma média de 15,1 mil títulos por dia.

Houve queda também no volume de protestos no acumulado de janeiro a agosto. Em oito meses, foram verificados 2,6 milhões de protestos contra pessoas físicas, um recuo de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Serasa, a queda na inadimplência de pessoas físicas medida por protestos mostra que durante o ano o consumidor tem priorizado o pagamento de dívidas.

“Como a renegociação dos compromissos tem sido a palavra de ordem, o protesto, no caso específico de pessoa física, é a última alternativa nas relações entre credores e devedores”, avaliam os técnicos da Serasa.

Já o total de protestos contra pessoas jurídicas aumentou 5% em agosto, com registro de 387 mil títulos no mês. No acumulado do ano, o volume de protestos nesta categoria chega a 3,3 milhões de títulos, 3,2% a menos do que o verificado entre janeiro e agosto de 2002.

A inadimplência total, que inclui o volume de protestos contra pessoas físicas e jurídicas, teve queda de 2,8% em agosto em relação ao mesmo mês de 2002. Foram protestados 704,4 mil títulos de pessoas físicas e jurídicas no mês passado, com uma média diária de 33,5 mil documentos. No acumulado de janeiro a agosto foram registrados 5,9 milhões de protestos, volume 8,5% inferior ao de igual período de 2002.

Voltar ao topo