Protesto dos bancários volta a fechar agências

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana voltou a fechar sete agências bancárias na manhã de ontem. Essa foi a quarta mobilização da entidade no Estado. O objetivo é chamar a atenção da população para a campanha salarial de 2004.

As agências ficaram fechadas até às 11h, e somente depois desse horário é que os clientes puderam entrar no banco. A presidente do sindicato, Marisa Stédile afirma que as mobilizações irão continuar até que a categoria tenha uma contra-proposta sobre a pauta de reivindicações. “Desde o lançamento da campanha salarial, em 18 de junho, já aconteceram três reuniões com banqueiros, mas até agora eles não apresentaram nenhuma proposta para a categoria”, falou.

Os bancários estão pleiteando um reajuste salarial de 25%, índice que cobriria a inflação e daria um aumento real aos salários. Além disso, propõem a ampliação de horário de atendimento bancário – das 9h às 17h -, como a implantação de dois turnos de trabalho. “Isso representaria a criação de 150 mil novas vagas de trabalho no setor”, disse Marisa. A categoria também defende o pagamento de um salário em torno de R$ 1,2 mil como participação nos lucros. (Rosângela Oliveira)

Voltar ao topo