Cargos altamente técnicos, que envolvem trabalhos com satélites e outras tecnologias espaciais, estão sendo oferecidos em um concurso público do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

continua após a publicidade

As inscrições, que haviam se encerrado no final de outubro, foram prorrogadas para até o próximo dia 7 de dezembro. Os oito cargos oferecidos, de nível médio ou superior, possuem salários que começam em R$ 2.125,88 – para técnico 1 – e R$ 6.304,51, para tecnologista sênior. A maioria dos cargos está lotada em São José dos Campos (SP). Há vagas, também, em Belém (PA) e Santa Maria (RS).

O edital do concurso, publicado no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), indica atribuições bastante específicas para cada função.

Entre algumas delas, estão a elaboração de projetos e testes de satélites artificiais, monitoramento florestal com uso de tecnologias espaciais. O candidato aprovado também poderá lidar com sistemas de telecomunicações e de energia elétrica, ou desenvolver softwares para controle de atitude e órbita desses equipamentos.

continua após a publicidade

Tantas atribuições acabam exigindo conhecimentos técnicos e experiências bem específicas. Muitos cargos de tecnologista – que têm os melhores salários – exigem no mínimo título de mestre e alguns anos de atividades de pesquisa após a obtenção do grau.

Entre as áreas, estão a Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Informática, e até Biologia, Ecologia ou Geografia. Os cargos de técnico, além de ensino médio completo, também exigem atribuições específicas.

continua após a publicidade

Cursos nas áreas de Mecânica, Eletrônica ou Informática, entre outras, são necessários. Também é exigido que o candidato tenha experiência em projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico.

Dicas

De acordo com o professor Edson Fagundes, coordenador do Curso Marcato, em Londrina, é importante que mesmo os candidatos que pretendem prestar concursos bastante específicos como o do Inpe, procurem cursar disciplinas avulsas, como Português ou Informática, que acabam caindo em quase todos os concursos. “Quando sai o edital, ele só revisa as básicas e estuda as específicas”, diz.

Para Fagundes, a maioria dos concursandos só começa a estudar depois que sai o edital, o que não é recomendável. “É importante estar sempre se atualizando e nunca desistir. Você não estuda para passar, estuda até passar”, recomenda.

Inscrições e mais informações sobre o concurso do Inpe podem ser acessadas no site www.cespe.unb.br/concursos/inpe2008.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para concursos@oestadodoparana.com.br.