Proposta para Previdência sai em três meses

O ministro Ricardo Berzoini (Previdência) afirmou ontem que o governo nunca teve dúvidas de que a reforma da Previdência é um tema bastante sensível. Segundo ele, é precipitada a interpretação de que o desenho genérico da reforma proposto em campanha seja a proposta definitiva do governo. Ele disse que só haverá uma proposta de reforma da Previdência após debates com a sociedade durante 90 dias, a começar em 1.º de fevereiro.

Berzoini disse que as oscilações do mercado financeiro ontem são naturais e não é possível atribuir esse movimento “a declarações de A, B ou C”. Ele se referia a declarações feitas pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio de Mello, de que a reforma da Previdência só será considerada constitucional se houver uma “revolução”.

Berzoini se reuniu ontem com o presidente da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), Cláudio Baudino Maciel, que, segundo ele, mostrou-se disposto a discutir e a apresentar propostas sobre a reforma da Previdência.

O ministro considera válido o pleito dos magistrados, de ficarem fora da regra geral da Previdência, mas disse que o assunto não será fechado enquanto não houver o debate.

Berzoini disse ainda que os direitos adquiridos serão preservados, segundo as interpretações do STF sobre o tema.

Voltar ao topo