Proposta europeia quer suspender exploração de óleo

A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia (UE), vai propor oficialmente que se suspenda toda nova exploração de petróleo em águas profundas até que o resultado da investigação em relação às causas do desastre no Golfo do México pela British Petroleum (BP) sejam publicados e os motivos, esclarecidos. Ontem, o Parlamento Europeu vetou uma proposta similar que havia sido apresentada pelos deputados, mas o tema ainda divide a Europa.

A proposta será apresentada pelo comissário de Energia da UE, Guenther Oettinger, em uma ação que pode colocar pressão sobre investidores que estejam pensando em apoiar projetos em várias partes do mundo, como no pré-sal brasileiro. No texto enviado aos governos, a Comissão “reitera seu apelo para que estados membros suspendam as licenças em exploração de petróleo e gás natural até que as investigações técnicas sobre as causas do acidente do Deepwater Horizon estejam concluídas e que um regime europeu de segurança em exploração offshore (fora do continente) seja revisto”.

Hoje, existem cerca de mil operações de exploração no Mar do Norte, cerca de cem no Mar Mediterrâneo e planos para a exploração nas costas do Chipre e de Malta. Para a Comissão Europeia, o regime de concessão de licenças para empresas explorarem reservas em alto mar deve ser acompanhada por regras mais claras sobre quem tem a responsabilidade sobre cada parte da operação. No maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos, um dos obstáculos era exatamente a identificação de quem teria a responsabilidade sobre o acidente. A proposta ainda terá de ir ao Parlamento Europeu para ser debatida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo