Pronaf B será lançado amanhã em Turvo

A nova modalidade do Programa de Microcrédito do Governo Federal para a Agricultura Familiar, Pronaf B, será oficialmente lançado no Estado do Paraná amanhã, no município de Turvo, localizado na região Centro do Estado, a 38 km de Guarapuava. Lideranças da agricultura familiar estarão reunidas na cidade por ocasião do Seminário Estadual de Desenvolvimento e Inclusão Social. O objetivo do evento é refletir sobre as iniciativas do poder público e das entidades da Agricultura Familiar sobre Desenvolvimento e Inclusão Social.

O local escolhido para o encontro é estratégico, uma vez que facilita o acesso do público-alvo do seminário, agentes do Banco do Brasil, Emater, sindicatos, cooperativas, prefeituras, entidades da agricultura familiar, entre outros que operam o Pronaf nos “territórios” da Cantuquiriguaçu (20 municípios) e PR centro (17 municípios), já definidos como prioritários no Paraná.

O Seminário Estadual de Desenvolvimento e Inclusão Social será realizado no pavilhão da Igreja Matriz de Turvo, com abertura às 8h30 e encerramento às 16 horas. Está prevista na programação uma palestra sobre a operacionalização do Pronaf B e a divulgação do Plano Safra 2004/2005, pelo secretário executivo estadual do Pronaf, Reni Antônio Denardi, o coordenador estadual de Crédito Rural da Emater, Sérgio Auffinger e o superintendente estadual do Banco do Brasil, Edemar Mombach. Em seguida o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini acompanhado de outras autoridades estaduais e federais, faz o lançamento oficial do programa e do Plano de Safra 2004/05 no Paraná.

O Pronaf B é uma das seis modalidades que compõem o programa e contempla agricultores familiares com renda bruta familiar anual de no máximo R$ 2 mil, excluídos os benefícios sociais da previdência rural e que, no mínimo, 30% dessa renda venha da exploração agropecuária e não- agropecuária do estabelecimento.

Voltar ao topo