Oportunidade

ProJovem vai oferecer mais 1.200 vagas em Paranaguá

O secretário municipal de Trabalho de Paranaguá, Ubirajara Maristany, afirmou na manhã desta segunda-feira (5), durante reunião do prefeito José Baka Filho com o secretariado, que a cidade será beneficiada em breve com 1.200 vagas para o Projovem. Podem se enquadrar neste programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Cada beneficiário receberá R$ 100 por mês. Serão oferecidos cursos, definidos nesta semana. Detalhes, como período de inscrição, também terão definição nos próximos dias.

O ProJovem tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional, com certificação de formação inicial, participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. Nessa perspectiva, o programa tem como finalidades específicas: a reinserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação; a ampliação do acesso dos jovens à cultura.

“Muitas vezes o jovem nunca teve nenhuma oportunidade de fazer qualquer curso na vida. Por isso, o ProJovem é muito importante”, justifica o secretário. Segundo Maristany, em 2007, foram 1.000 vagas oferecidas e com isso esses jovens conseguiram iniciar uma carreira. “É uma porta aberta para mostrar o talento. E 30% dos jovens que participam precisam entrar no mercado de trabalho. É um compromisso da Prefeitura, junto com o parceiro que irá aplicar o curso. São conhecimentos que ficam para a vida toda”, completou o prefeito Baka.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá.