Projeto troca eletricidade por motores a diesel

Os empresários do Paraná conheceram ontem um serviço de geração de energia, oferecido pela Petrobras Distribuidora, que pode representar uma redução de gastos pelas indústrias.

O Geração na Ponta consiste na utilização de motores a diesel durante horário de ponta – período das 18h às 21h, quando a tarifa de energia aumenta consideravelmente, tanto em consumo como em valores – por indústrias consumidoras. A redução nos custos com energia pode variar de 10% a 30% dependendo do investimento.

O responsável comercial pelo projeto da Petrobras, José Wellington de Souza, explica que o Geração na Ponta possui uma série de diferenciais competitivos. Entre eles, a redução no custo da energia elétrica durante o horário de ponta; qualidade da energia gerada, uma vez que não sofre interferência das oscilações de rede; e garantia de fornecimento no caso de interrupção pela distribuidora, evitando perdas. Além disso, toda a instalação e manutenção dos equipamentos são feito pela Petrobras, que promete reajustes atrelados aos das concessionárias de energia.

Atualmente, a Petrobras gera 40 megawatts de energia através desse projeto no Brasil. No Paraná, duas empresas já estão utilizando o sistema. O diretor da Plásticos do Paraná – primeira no Estado a adotar a energia a diesel – Jacson Pires comenta que se não considerar o pagamento do equipamento, hoje o sistema representa uma economia de 30% com a energia. “Mas no final do contrato o equipamento será nosso, e a economia pode chegar a 35%”, falou.